Conecte-se conosco

Viagens

Qual a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo?

Publicado

em

Qual a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo

A diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo pode confundir muitas pessoas. Afinal, a moeda norte americana influencia muito no preço das demais moedas do mundo e se há mais de um tipo, como entender a diferença?

Continua após a publicidade..

Bom, neste artigo iremos explicar a sutil diferença entre os dois além de pincelar um pouco a respeito dos tipos de dólar existentes. Porque sim, há mais de um tipo da moeda americana funcionando por aí.

Então, primeiramente, vamos falar sobre a tipologia do dólar. Para entender a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo, vamos ver quais os tipos mais comuns!

Qual a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo

Qual a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo

Dólar paralelo

Em resumo, o dólar paralelo é o dólar que é negociado fora da fiscalização. Mas como assim?

Continua após a publicidade..

Bom, então, o dólar paralelo é aquele vendido em locais de intercâmbio ilegais, ou seja, que não tem permissão legal para venda e nem para a compra. Dessa forma, essa tipologia do dólar não é regulamento pelo Banco Central.

Por isso, o nome “dólar paralelo”, porque ele ocorre paralelamente aos dólares fiscalizados. Em poucas palavras, é o dólar criminoso que você deve evitar a todo custo!

Dólar PTAX

Este é um tipo que não são muitas pessoas que conhecem, porém, ele é muito importante, então não ignore essa seção do texto! Bom, o que é o dólar PTAX?

O dólar PTAX é o dólar oficial de cada dia, por assim dizer. Como assim? Bom, a cada 24h, a taxa PTAX estima a cotação do dólar.

Dessa forma, este tipo de dólar muda a cada dia através de um cálculo preciso. Então, para checar a cotação mais precisa, confira o dólar PTAX.

Dólar do futuro

O dólar do futuro é um dólar muito específico que também não é muito comum ouvir falar por aí, não é mesmo? Caso alguém diga é bem provável que você pense que se trate de algo de filme. “Dólar do futuro, mas o que é isso”?

Bom, o dólar do futuro é um valor negociado nas bolsas de valores baseado no dólar comercial a partir de um contrato. Ou seja, os investidores negociam um valor que eles imaginam ser o valor em alguma data específica no futuro!

Por isso este nome incomum “dólar do futuro”, tem a ver com essa especulação de um valor futuro! Ou seja, não tem nada a ver com filme, mas sim uma cotação real da moeda americana!

Dólar turismo

Então finalmente chegamos no dólar turismo! Afinal, estamos aqui para falar sobre a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo, não é mesmo?

Continua após a publicidade..

Em poucas palavras, o dólar turismo é aquele dólar usado por turistas, como o nome sugere. Ou seja, quando alguém compra dólar para fazer uma viagem ou uma compra internacional, ela irá comprar o dólar turismo.

O dólar turismo tem o diferencial de variar o valor dependendo do lugar da compra. Ou seja, ele não tem a mesma cotação para todos os lugares, por isso, é importante checar antes de fazer a compra.

Vale mencionar também que o dólar turismo também costuma ser o tipo mais caro de dólar para se adquirir. Por isso, é importante ter isso em mente ao fazer uma viagem internacional.

Dólar comercial

Por último, iremos falar sobre o dólar comercial e explicar a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo.

O dólar comercial é o mais famoso dos tipos de cotação da moeda americana, justamente por se tratar da cotação para comércio usada no geral.

Logo, o dólar comercial nada mais é do que a cotação usada para exportação e importação de produtos e serviços.

Por isso, ela é majoritariamente utilizada por empresas e, consequentemente, é a moeda que controla o valor do mercado. Por ter um peso tão grande no mercado, o dólar comercial é o que mais influencia todos os outros.

Qual a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo?

Então, agora que você já sabe o básico da tipologia do dólar, vamos falar a da diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo.

Bom, já deve ter ficado claro, mas a diferença está no fato de que o dólar comercial é utilizado somente para importação e exportação entre empresas, ou seja, relacionado somente ao mundo dos negócios!

Dessa maneira, ao falarmos de viagens de pessoas físicas, férias, lazer e etc., geralmente falamos do dólar turismo, não do dólar comercial! Afinal, este é aquele usado para comprar coisas relacionadas ao turismo.

E essa é principal a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo! Conseguiu compreender? Não é difícil, não é mesmo? No geral, se você vai fazer negócios, dólar comercial, se vai viajar para curtir, dólar turismo!

Você gostou do texto? Então continue navegando em nosso site para mais conteúdos incríveis! Como por exemplo, entenda por que é importante checar o câmbio antes de viajar!

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..

+ Acessadas da Semana